O que é Cintilografia de Trânsito Esofágico?
Este estudo é realizado no auxílio da investigação de disfunções do esôfago. O alimento marcado com o radiotraçador é ingerido pelo paciente, sendo avaliado o processo de deglutição. O método permite avaliar possíveis retenções patológicas e quantificar o tempo de trânsito do alimento pelo esôfago.
Duração aproximada de cada etapa do exame:
1 hora.
Efeitos da radiação:
O material utilizado na cintilografia de trânsito Esofágico expõe o cliente a uma baixa radiação que desaparece algumas horas após o término do exame.
Entretanto, mulheres gestantes ou amamentando não podem realizar este exame, buscando proteção para o feto ou bebê.
Preparo:
É necessário fazer jejum de 4 horas (para paciente acima de 10 anos) e de 2 horas (paciente menores que 10 anos).
Trazer 200 ml de suco de laranja fresco.
Procure chegar com 15 minutos de antecedência para o atendimento na recepção;
Crianças com menos de seis anos e mulheres grávidas não devem vir como acompanhantes para o exame;
Eventualmente pode ocorrer aumento na duração do exame em decorrência de atendimentos emergenciais;
É preciso descansar bem durante a noite anterior, evitar atividades física moderada e intensa a partir da véspera do exame.
Sempre informe corretamente o nome de todos os medicamentos que estiver tomando. Em caso de estar usando medicações anti-refluxo e/ou pró-cinéticos, entrar em contato com o médico solicitante para perguntar se o exame deverá ser feito com ou sem o uso de medicamento. Não é necessário de suspensão de outros tipos de medicamentos de uso diário.
NÃO consumir cigarros no dia do exame.
Trazer os resultados de exames recentes relacionados ao caso.
Em caso de desistência, favor comunicar-nos com o máximo de antecedência, pois o material radioativo é preparado exclusivamente para cada paciente.
Ocasionalmente as imagens serão repetidas para assegurar uma qualidade técnica adequada, gerando possíveis atrasos na conclusão do exame.
Caso sinta frio com facilidade, leve agasalhos para melhor acomodação, pois as salas do serviço são bem refrigeradas.
No dia do exame trazer o pedido médico original, documento de identidade e carteirinha do convênio.
Procedimento do exame:
Pacientes alérgicos ao IODO não precisam de preparo de dessensibilização, pois as substâncias utilizadas no exame não contém IODO.
Após a chegada à clínica, o paciente será encaminhado à recepção para preenchimento de seu cadastro. Em seguida, será direcionado à sala de exames, onde será oferecido o suco de laranja misturado com o radiofármaco, já posicionado na frente do aparelho. As imagens são realizadas com o paciente sentado.
Riscos:
A cintilografia de trânsito esofágico é um exame muito seguro. A substância utilizada na cintilografia não causa reação alérgica. Os riscos devido a exposição radioativa são mínimos em relação ao benefício que trará as informações obtidas com a cintilografia e possíveis tratamentos futuros.
Entretanto, mulheres gestantes ou amamentando não podem realizar este exame, buscando proteção para o feto ou bebê.
| [printfriendly] | ![]() |




