side-area-logo

O IMNEC

QUEM SOMOS

O IMNEC é uma clínica de diagnóstico por imagem dedicada à Medicina Nuclear. Seu corpo clínico é composto por médicos especializados na área, com títulos de especialista em medicina nuclear e cardiologia.

Pioneira em Campos com o aparelho de SPECT/CT, que garante melhor qualidade de imagens, redução de 50% da dose de radiação e do tempo de duração do exame em relação à cintilografia convencional, oferecendo aos seus pacientes serviços de alto padrão técnico, além de inigualável atendimento personalizado.

Venha conhecer nossa unidade! O IMNEC oferece a renovação, tecnologia e qualidade do que há de melhor em medicina nuclear em Campos.

MEDICINA NUCLEAR: UMA NOVA ERA DIAGNÓSTICA

Um dos desafios da Medicina Nuclear é o estudo de imagens fisiológicas com foco clínico, que permitam uma fundamentação adequada de raciocínio médico. Esta especialidade médica realiza aproximadamente 1.500.000 exames cintilográficos anualmente no Brasil. Os exames cintilográficos podem contribuir no diagnóstico para a maioria das especialidades médicas.

O constante avanço tecnológico, tem aumentado a especificidade dos exames cintilográficos, com a chegada de maquinas com novas tecnologias. Dentre elas está o aparelho SPECT – CT Optima da GE Healthcare, que dentre suas vantagens oferece significativa redução da exposição do paciente à radiação, não alterando a qualidade das imagens. Este aparelho está presente no recém-inaugurado IMNEC (Instituto de Medicina Nuclear de Campos) ao lado do Hospital Dr. Beda.

A utilização de SPECT-CT integra o estudo fisiológico do órgão examinado com a precisão anatômica oferecida pela tomografia computadorizada, através de imagens mais nítidas de modo rápido e preciso.

Cintilografia é a imagem formada a partir do estudo da distribuição do radiotraçador (material radioativo) injetado no paciente. Neste exame são formados principalmente imagens funcionais em contraponto da radiologia geral, onde são formadas imagens anatômicas. O radiotraçador é geralmente a união de um radioisótopo (emissor de radiação gama) com um análogo de uma molécula fisiológica (aquela que apresenta atração ao órgão a ser estudado), detectados pela Gama Câmera, aparelho responsável pela formação das imagens.

O método apresenta diversas vantagens, entres elas, por ser indolor, não invasivo, ausência de reação alérgica ao radiotraçador e menor exposição à radiação relacionada a outras técnicas de imagens. Uma de suas principais desvantagens é que a disponibilidade de alguns radiotraçadores não é imediata, necessitando, em alguns casos, a espera de alguns dias.

Outra vertente da medicina nuclear é o tratamento de algumas doenças, como o câncer bem diferenciado da tireoide, além da redução de dores causada por metástase óssea no câncer de próstata.