side-area-logo

PRINCIPAIS EXAMES
REALIZADOS NO IMNEC

O que é Cintilografia para Pesquisa de Viabilidade com Tálio-201?

Após o infarto do miocárdio, o músculo injuriado pode ser substituído por tecido fibroso (cicatricial) ou permanecer viável, porém em latência. Este exame tem a capacidade de caracterizar se o tecido miocárdico infartado permanece metabolicamente ativo após a injúria ou tornou-se fibrosado.

Essa diferenciação mostra-se especialmente útil, uma vez que a conduta a ser tomada, seja invasiva (revascularização/angioplastia) ou não invasiva (tratamento clínico), é diretamente influenciada pela presença ou não de miocárdio viável.

Duração aproximada de cada etapa do exame:

1º dia: 5 horas.

2º dia: 1 hora.

Efeitos da radiação:

O material utilizado para estudar a viabilidade miocárdica expõe o cliente a uma baixa radiação que desaparece algumas horas após o término do exame.

Entretanto, mulheres gestantes ou amamentando não podem realizar este exame, buscando proteção para o feto ou bebê.

Preparo:

Não é necessário fazer jejum. Alimente-se com uma pequena quantidade de pão ou torrada com manteiga, bolacha, geleia, iogurte, leite ou suco no café da manhã. Se o exame for à tarde, é necessário almoçar 2 horas antes e fazer uma refeição leve e de fácil digestão.

Procure chegar com 15 minutos de antecedência para o atendimento na recepção;

Crianças com menos de seis anos e mulheres grávidas não devem vir como acompanhantes para o exame;

Eventualmente pode ocorrer aumento na duração do exame em decorrência de atendimentos emergenciais;

É preciso descansar bem durante a noite anterior, evitar atividades física moderada e intensa a partir da véspera do exame.

Sempre informe corretamente o nome de todos os medicamentos que estiver tomando.

Em relação às mulheres, não recomendamos o uso de sutiã com arco de metal.

NÃO consumir cigarros no dia do exame.

Trazer os resultados de exames cardiológicos recentes, tais como cateterismo, teste ergométrico, ecocardiograma e ECG.

Em caso de desistência, favor comunicar-nos com o máximo de antecedência, pois o material radioativo é preparado exclusivamente para cada paciente.

Recomenda-se trazer os medicamentos de uso contínuo para tomá-los.

Ocasionalmente as imagens serão repetidas para assegurar uma qualidade técnica adequada, gerando possíveis atrasos na conclusão do exame.

Caso sinta frio com facilidade, leve agasalhos para melhor acomodação, pois as salas do serviço são bem refrigeradas.

No dia do exame trazer o pedido médico original, documento de identidade e carteirinha do convênio.

Procedimento do exame:

O estudo é realizado em três etapas: repouso, redistribuição de 4 horas e 24 horas.

Pacientes alérgicos ao IODO não precisam de preparo de dessensibilização, pois as substâncias utilizadas no exame não contém IODO.

Após a chegada à clínica, o paciente será encaminhado à recepção para preenchimento de seu cadastro. Em seguida, será direcionado à sala de injeção, sendo puncionada uma veia periférica (preferencialmente do antebraço), onde será injetada a substância radioativa. O paciente aguardará na sala de pacientes injetados aproximadamente 15 minutos para a aquisição das imagens. Após a realização das imagens, o paciente voltará a aguardar por cerca de 4 horas para nova aquisição (2º etapa), podendo deixar o serviço e retornar no horário marcado. Serão realizadas ainda, imagens de 24 horas após a injeção (3ª etapa), retornando no horário fornecido pelo técnico.

Riscos:

A cintilografia de viabilidade miocárdica é um exame muito seguro. Os riscos devido à exposição radioativa são mínimos em relação ao benefício das informações obtidas com a cintilografia e possíveis tratamentos futuros.

Entretanto, mulheres gestantes ou amamentando não podem realizar este exame, buscando proteção para o feto ou bebê.

 

[printfriendly]