side-area-logo

PRINCIPAIS EXAMES
REALIZADOS NO IMNEC

O que é Cintilografia de Perfusão Miocárdica?

A cintilografia de perfusão miocárdica é um exame que utiliza uma substância radioativa injetada a partir de uma veia periférica, sendo posteriormente captada pelas células do músculo cardíaco (miocárdio). Este processo é chamado de perfusão miocárdica. O exame consiste basicamente em comparar as imagens obtidas no repouso e após a fase de estresse (físico ou farmacológico), permitindo o diagnóstico/avaliação de uma possível doença coronariana.

Duração aproximada de cada etapa do exame:

3 horas

Efeitos da radiação:

O material utilizado para estudar a perfusão miocárdica expõe o cliente a uma baixa radiação que desaparece algumas horas após o término do exame.

Entretanto, mulheres gestantes ou amamentando não podem realizar este exame, buscando proteção para o feto ou bebê.

Preparo:

Não é necessário fazer jejum. Alimente-se com uma pequena quantidade de pão ou torrada com manteiga, bolacha, geleia, iogurte, leite ou suco no café da manhã. Se o exame for à tarde, é necessário almoçar 2 horas antes e fazer uma refeição leve e de fácil digestão.

Procure chegar com 15 minutos de antecedência para o atendimento na recepção;

É necessário levar ao menos três Polenguinhos ou 200mg de chocolate (vetado aos diabéticos);

Crianças com menos de seis anos e mulheres grávidas não devem vir como acompanhantes para o exame;

Eventualmente pode ocorrer aumento na duração do exame em decorrência de atendimentos emergenciais;

É preciso descansar bem durante a noite anterior, evitar atividades física moderada e intensa a partir da véspera do exame.

Suspender o uso de café, chocolate ou alimentos que contenham cafeína (chá preto, chá verde, chá mate, alguns refrigerantes a base de coca, bolo e bala de café, etc), bebidas alcoólicas, por no mínimo 24 horas antes do exame, bem como evitar alimentar-se com banana, além de tudo que possui este como ingrediente.

Sempre informe corretamente o nome de todos os medicamentos que estiver tomando.

Trazer uma roupa adequada para o exame: agasalho esportivo, short ou bermuda, tênis ou sapato com sola de borracha e toalha de rosto (restrito aos pacientes que realizarão teste ergométrico).

Ao tomar banho, é necessário esfregar bem o peito com sabão e não utilizar nenhum creme hidratante. Em homens, caso seja necessário, iremos realizar tricotomia (depilação) no tórax para fixação dos eletrodos.

Em relação às mulheres, não recomendamos o uso de sutiã com arco de metal.

NÃO consumir cigarros no dia do exame.

Trazer os resultados de exames cardiológicos recentes, tais como cateterismo, teste ergométrico, ecocardiograma e ECG.

Em caso de desistência, favor comunicar-nos com o máximo de antecedência, pois o material radioativo é preparado exclusivamente para cada paciente.

Recomenda-se trazer os medicamentos de uso contínuo para tomá-los após o exame (mesmo aqueles que foram suspensos).

Ocasionalmente as imagens serão repetidas para assegurar uma qualidade técnica adequada, gerando possíveis atrasos na conclusão do exame.

No dia do exame trazer o pedido médico original, documento de identidade e carteirinha do convênio.

Verifique com seu médico a necessidade de suspender os medicamentos em uso contínuo.

Procedimento do exame:

O estudo é realizado em duas etapas: repouso e estresse (situação em que há aumento da quantidade de sangue para o coração).

Pacientes alérgicos ao IODO não precisam de preparo de dessensibilização, pois as substâncias utilizadas no exame não contém IODO.

Imagem de Repouso

Após a chegada à clínica, o paciente será encaminhado à recepção para preenchimento de seu cadastro. Em seguida, será direcionado à sala de injeção, sendo puncionada uma veia periférica (preferencialmente do antebraço), onde será injetada a substância radioativa. O paciente aguardará na sala de paciente injetados aproximadamente 1 hora, para a aquisição das imagens. Como o material injetado sofre excreção por via hepática e intestino, orientamos o consumo de alimentos gordurosos, além de uma pequena caminhada, para que ocorra a excreção do excesso desse material. Após esse intervalo, o paciente será posicionado na maca do aparelho, onde deverá permanecer deitado imóvel, para a realização das imagens.

Imagem de Estresse

A fase de estresse pode ser realizada com teste ergométrico em esteira ou com estresse farmacológico (Dipiridamol), escolha esta que depende da avaliação do seu médico.

Será realizada uma limpeza rigorosa da pele nos locais de colocação dos eletrodos (tórax) e se necessário será feito tricotomia (raspagem de pelos) nestes mesmos locais para melhor aderência dos eletrodos, diminuindo assim qualquer interferência que possa ocorrer.

Será puncionada uma veia periférica (preferencialmente nos braços), onde será o acesso de administração da substância radioativa durante o estresse. O paciente será encaminhado em seguida, para submeter-se ao estresse com o cardiologista. Após o término deste, aguardará na sala de pacientes injetados aproximadamente 1 hora, novamente, para a aquisição das imagens.

Durante o intervalo em que aguarda na sala de paciente injetados, faz-se necessário o consumo de, pelo menos, 5 copos de água, além do novo consumo de alimento gorduroso, para melhorar a qualidade das imagens adquiridas.

Importante salientar que poderá ser necessário repetir as aquisições das imagens por questões técnicas (exemplo: movimento do paciente, interposição de alça intestinal, etc.).

Riscos:

A cintilografia de perfusão miocárdica é um exame muito seguro. A substância utilizada na cintilografia produz menos radiação para o organismo que uma tomografia, além de não causar reação alérgica. Os riscos devido a exposição radioativa são mínimos em relação ao benefício das informações obtidas com a cintilografia e possíveis tratamentos futuros.

Entretanto, mulheres gestantes ou amamentando não podem realizar este exame, buscando proteção para o feto ou bebê.

Cerca de 30% dos pacientes que usam Dipiridamol (fármaco utilizado no estresse farmacológico) durante o exame poderão apresentar sintomas de flushing (sensação de “calorão no rosto”), mal-estar, dor de cabeça, dor torácica, tonturas, desconforto nas pernas e queda da pressão arterial (usamos a Aminofilina para combater os efeitos colaterais do dipiridamol). Importante informar ao seu médico se possui o diagnóstico de asma, pois este é uma das principais contraindicações absolutas.

Cerca de 25% dos pacientes que usam Dobutamina (outra modalidade de estresse farmacológico) durante o exame poderão sentir palpitações, dor torácica, dor de cabeça, flushing, falta de ar e arritmias cardíacas. Pode haver necessidade de complementação do exame com a utilização de Atropina, que pode aumentar os sintomas da Dobutamina.

Os efeitos colaterais das drogas usadas para estresse farmacológico (Dipiridamol e Dobutamina) geralmente são bem tolerados.

 

[printfriendly]