side-area-logo

PRINCIPAIS EXAMES
REALIZADOS NO IMNEC

O que é Cintilografia Cerebral com TRODAT-1?

O radiotraçador Trodat-1 é capaz de se ligar aos neurônios que produzem dopamina. Se houver pouca produção de dopamina no cérebro, esta substância aparecerá em pouca quantidade na imagem obtida no exame, o que permite um diagnóstico mais preciso. Este radiofármaco pode ser utilizado como auxiliar diagnóstico nas síndromes parkinsonianas, como doença de Parkinson e de outras doenças neurodegenerativas, além da pesquisa de patologias neuropsiquiátricas que envolvam o sistema dopaminérgico.

Duração aproximada de cada etapa do exame:

2 horas.

Efeitos da radiação:

O material utilizado para cintilografia cerebral com TRODAT-1 expõe o cliente a uma baixa radiação que desaparece algumas horas após o término do exame.

Entretanto, mulheres gestantes ou amamentando não podem realizar este exame, buscando proteção para o feto ou bebê.

Preparo:

Suspender uso de medicação antiparkinsoniana 24 horas antes do estudo. Em caso de sintomas graves da doença a medicação não deverá ser interrompida.

Não é necessário fazer jejum para o exame.

Crianças com menos de seis anos e mulheres grávidas não devem vir como acompanhantes para o exame;

Eventualmente pode ocorrer aumento na duração do exame em decorrência de atendimentos emergenciais;

Trazer os resultados de exames relevantes ao caso.

É importante que o cliente mantenha também seu ritmo de sono. Evitar uso de álcool e cafeína nas 12 horas que antecedem o exame.

No dia do exame trazer o pedido médico original, documento de identidade e carteirinha do convênio.

Procedimento do exame:

Pacientes alérgicos ao IODO não precisam de preparo de dessensibilização, pois as substâncias utilizadas no exame não contém IODO.

Após a chegada à clínica, o paciente será encaminhado à recepção para preenchimento de seu cadastro. Em seguida, será direcionado à sala de injeção, sendo puncionada uma veia periférica (preferencialmente do antebraço), onde será injetado a substância radioativa. Em seguida, o paciente será liberado, tendo que retornar ao serviço 4 horas após a administração do radiofármaco para a realização das imagens.

Não há relato ou conhecimento de qualquer efeito adverso ou colateral relacionado ao procedimento em questão.

 

[printfriendly]